As formas mais avançadas de realidade virtual estão mais próximas de nós do que imaginamos. É o que pensa Gabe Newell, presidente da Valve, gigante do desenvolvimento e distribuição de games para computador.

“Não será exatamente igual a Matrix, que é um filme que não dá conta de muitas características e sutilezas tecnológicas reais que são verdadeiramente interessantes e de como é complexa essa relação posterior de cérebro-computador quanto interface. Mas certamente terá um impacto gigantesco nos tipos de experiências que poderemos criar para as pessoas”, disse o presidente da Valve, empresa responsável pela Steam – maior plataforma de games para a plataforma PC – e grandes títulos do universo dos games

“Penso que realizar a conexão entre o córtex motor e visual será mais fácil do que a maioria pensa.” Diz ele também mencionando que algumas sensações como as ligadas ao movimento do corpo e a capacidade de assimilar temperatura serão pontos muito mais complexos de se resolver do que interações ligadas a “interpretação e registro no córtex cerebral de alguém”.

Newell fala ainda que “será uma longa jornada de aprendizado, entre o que vai ou não funcionar da forma que as desenvolvedoras esperam, e o que as pessoas realmente vão aceitar e valorizar como experiências positivas para elas, e tirar do mercado os “truques” que não agregam realmente valor a experiência de realidade virtual.

Perguntado sobre como ele enxerga o crescimento de conceitos ligados a experiência de realidade virtual como um todo, Newell diz que “penso que toda empresa que esteja ligada a industria de entretenimento em algum momento terá que pensar a respeito disso [realidade virtual]. É algo que vai acontecer e vai mudar como as coisas funcionam. Se você é dessa indústria e não está levando em consideração essas mudanças, certamente o fará no futuro”.

Newell falou sobre isso em uma entrevista para IGN em que falou sobre o lançamento exclusivo para dispositivos de VR, Half-Life: Alyx.